Acantose nigricans é uma lesão dermatológica caracterizada pela presença de áreas escuras (placas marrom), grossa e aveludada, como a pele de elefante. Aparecem em pregas e dobras do corpo, principalmente nas axilas, parte interna do antebraço, laterais do pescoço, perna e região umbilical.
Também pode afetar outras áreas como a mucosa oral, lábios, palmas das mãos, palma dos pés, entre outros. Em casos extremos pode ser generalizada.
Os fatores genéticos herdados de pais para filhos.
Induzidos por medicamentos como contraceptivos orais ou hormônio de crescimento humano usado em algumas doenças como a síndrome de Turner e síndrome de Prader-Willi.
Pode ser associado a outros problemas médicos, como a obesidade ou outras glândulas endócrinas (hormonais). Muitas vezes ocorre em pessoas com diabetes e/ou câncer no trato gastrointestinal e geniturinário ou com linfoma. Sua origem também está ligada a distúrbios internos responsáveis por doenças do aparelho circulatório.
A acantose maligna é rara e embora a incidência exata seja desconhecida, parece bastante incomum em pacientes com câncer.
Não apresenta sintomas, exceto algumas alterações na pele, que finalmente parecem aveludados segmentos escuros com manchas altamente visíveis.
Fatores de risco:
Acantose nigricans é uma condição comum em pessoas de ascendência africana. Isto afeta particularmente as mulheres negras. Pessoas com obesidade e diabetes mellitus 2, são mais propensas a desenvolver a doença.
Leia também: "Candida Albicans na Pele: O Que É, Sintomas, Tratamento e Remédios Caseiros".
Acantose nigricans não pode ser evitado se for herdado. Se o problema é causado pela obesidade, pode ser controlado com a perda de peso.
Ela é diagnosticada através da observação da aparência da pele e, em alguns casos, por biópsia da pele. O médico pode pedir exames de sangue, endoscopia ou raios-X para descartar diabetes ou câncer.
Não foi estabelecido o melhor tratamento da acantose, mas deve ser verificado pela causa subjacente.
Alguns tratamentos sintomáticos incluem antibióticos, retinoides (tópicos e sistêmicos) e queratolítica. Embora a acantose seja uma doença inflamatória, corticosteroides tópicos têm sido utilizados de potência muito alta para seu efeito estupidificante.
No entanto, o tratamento mais eficaz é a perda de peso e exercício que visa corrigir as anomalias endócrinas subjacentes.
O surgimento da acantose nigricans pode ser um sintoma precoce da evolução de problemas mais graves, especialmente quando acompanhada de histórico familiar de derrame, diabetes e hipertensão, obesidade abdominal, triglicérides altos.
Essa condição desaparece se detectada e tratada a sua causa.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.