Atrofia fibular muscular ou doença de Charcot-Marie-Tooth é um distúrbio do sistema nervoso transmitido geneticamente de pai para filho.
Causa danos aos nervos periféricos, que são seções de fibras nervosas que ligam as células do cérebro e da medula espinhal aos músculos e órgãos sensoriais, que provoca fraqueza e degeneração muscular e perda de sensibilidade nos membros do corpo.
Charcot-Marie-Tooth é causada por uma mutação genética. Mais de uma dúzia de genes têm sido implicados com a desordem, cada um lidando com um tipo específico de doença. Se o pai tem o distúrbio, há 50% de chance de que seus filhos vão herdar.
Os sintomas variam de leve a muito grave de um paciente para outro, mesmo entre aqueles afetados pela mesma família, e os mais comuns são:
Um dos primeiros sintomas da Doença de Charcot-Marie.Tooth. Os pacientes experimentam fraqueza lentamente progressiva e degeneração dos músculos distais (ou seja, nas extremidades), como desvanece-se gradualmente durante o movimento das pernas, pés, mãos e braços. Os músculos são enfraquecidos devido à falta de estimulação dos nervos afetados.
Ao longo do tempo muitos pacientes passam a desenvolver contraturas (rigidez articular) que resultam em deformidades dos pés e das mãos.
Isso acontece porque, como se enfraquecem alguns músculos ao redor da articulação, outros permanecem fortes, contratação e puxar o conjunto, eventualmente causando os ossos da articulação mover-se em posições anormais. Em suas mãos, contraturas podem bloquear os dedos em uma posição curvada.
A falta de função dos nervos nos membros também provoca a perda sensorial. A capacidade de perceber o frio e o calor diminui, e o sentido do tato. A perda de sensibilidade à dor, aumenta o risco de o paciente desenvolver úlcera, por isso a necessidade de verificar os seus pés regularmente para detectar lesões precoces.
Geralmente os sintomas começam a aparecer na adolescência ou na idade adulta jovem, embora haja casos em que uma pessoa desenvolve a doença, mas nunca os sintomas.
Se suspeitar que você ou um membro da família pode ter essa condição, consulte o seu médico imediatamente.
É comum que um paciente com Doença de Charcot-Marie-Tooth consulte um médico após notar alguma dificuldade em levantar os pés ao caminhar, por isso muitas vezes sofrem deslizamentos e quedas, entorse de tornozelo ou fraturas causadas pela queda do pé.
Para confirmar o diagnóstico o médico irá realizar uma avaliação clínica da atrofia muscular; procurar provas de fraqueza muscular nas extremidades, diminuição da massa muscular e resposta sensorial.
Pode ser necessário a realização de estudos de condução nervosa e eletromiografia, que mede a atividade bioelétrica nos músculos.
Em alguns casos, o neurologista pode requerer uma biopsia de nervo periférico para confirmar o diagnóstico.
Até agora não se encontrou uma cura para a Doença de Charcot-Marie-Tooth, mas o tratamento pode incluir a fisioterapia, terapia ocupacional, uso de ortopedia e cirurgia ortopédica, em alguns casos, a fim de melhorar alguns dos sintomas. Todos os tratamentos devem ser autorizados pelo médico e realizado sob a supervisão de um terapeuta.
Ao contrário de distrofia muscular (o que afeta diretamente os músculos), a Doença de Charcot-Marie-Tooth é um distúrbio no qual a culpa é dos nervos que controlam.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.