É uma necessidade reduzir o ácido úrico, já que os níveis elevados deste são o que provoca os ataques de gota.
Normalmente os gatilhos são má alimentação, abuso de carnes vermelhas, gorduras e produtos com altas concentrações em purina, mas também é possível estar determinado geneticamente e aparecer em algumas doenças, tais como anemia grave, e em caso de irradiação de doenças malignas.
O ácido úrico é um resíduo produzido pela degradação das células do nosso corpo e digestão de alguns alimentos que contêm purina.
Esta substância é excretada pela urina, fezes, menstruação e neutralização de bicarbonato de sódio que realiza o nosso sangue. Quando o nível de ácido úrico é excessivo no sangue ao tentar manter o equilíbrio ácido-alcalino converte o excesso em sólido (cristais) armazenando-os no corpo e afetando as articulações causando um ataque de gota, geralmente concentrando a dor no pé.
São os homens e as mulheres na menopausa os que têm maior probabilidade de sofrer esses ataques de gota e, portanto, maior necessidade de reduzir os níveis.
Para reduzir o ácido úrico devemos manter o nosso peso, realizar exercícios e manter uma alimentação saudável. A obesidade e as mudanças bruscas em nosso peso fazem com que o ácido úrico aumente.
O bicarbonato de sódio é muito benéfico para diminuir os níveis de ácido úrico e reduzir a dor de gota. Ajuda a manter o equilíbrio alcalino natural no corpo e faz com que o ácido úrico seja mais solúvel e mais fácil de eliminar pelos rins.
Misture meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água. Beba até quatro copos desta mistura durante duas semanas. Você pode beber a cada duas ou quatro horas.
pato, sardinha, arenque, anchova, truta, salmão, bacalhau, mariscos (mexilhões, lagosta, ostras), espinafre, carne de vaca, vitela, coelho, cordeiro, aspargos, couve-flor, cogumelos.
Gorduras essenciais, como as que se encontram no óleo de linhaça e nas sementes de linhaça torradas, óleo de peixe (ômega 3), frutos secos e azeite de oliva.
Sendo um limpador natural e desintoxicante, o vinagre de maçã pode ajudar a eliminar os resíduos como o ácido úrico do corpo. Contém ácido málico, que ajuda a decompor e eliminar o ácido úrico. O vinagre de maçã também ajuda a restaurar o equilíbrio ácido-alcalino no corpo e fornece benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes.
Se você deseja eliminar o ácido úrico com vinagre de maçã, deve adicionar uma colher de chá de vinagre de cidra de maçã crua, orgânica, não pasteurizado em um copo de água e beber esta solução duas ou três vezes por dia.
Se desejar, você pode aumentar gradualmente a quantidade de vinagre de cidra de maçã até duas colheres de sopa por copo de água e continuar este remédio até que os níveis de ácido úrico sejam reduzidos (para isso você deve seguir um controle médico).
Não tome vinagre de maçã em excesso, já que pode diminuir os níveis de potássio no organismo. Além disso, pode interferir com os fármacos diuréticos.
As cerejas e frutas vermelhas contêm substâncias químicas que ajudam a reduzir os níveis de ácido úrico. Além disso, as bagas de cor púrpura e de cor azul contêm flavonoides chamados antocianinas que ajudam a reduzir os níveis de ácido úrico, assim como a inflamação e a rigidez.
Coma metade de uma xícara de cerejas por dia durante um par de semanas. Além disso, adicione a sua dieta mirtilos, morangos, tomates, pimentas, e outras frutas ricas em vitamina C e antioxidantes e verduras.
Vegetais, frutas, legumes e cereais integrais em quantidades moderadas. Ovos e pequenas quantidades de frango.
Devemos tomar grandes quantidades de água. Como já mencionamos beber muita água ajuda a melhorar a filtragem de ácido úrico. Ajuda a diluir o ácido úrico e estimula os rins para eliminar as quantidades em excesso do corpo através da urina.
Além disso, o consumo de água regularmente pode reduzir o risco de ataques de gota recorrentes. Assim, sugerimos que você beba pelo menos 8-10 copos de água durante todo o dia.
Também inclua mais líquidos e frutas e verduras ricas em água fresca em sua alimentação.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.