O atum é um alimento baixo em gordura, rico em proteínas que pode apoiar os seus objetivos na musculação.
Devido ao seu perfil nutricional, o atum é a escolha de alimento para muitos fisiculturistas e pode ser útil quando se está ganhando massa ou quando se quer cortar a gordura para uma competição.
O atum pode ser consumido de diversas formas: fresco, cru, enlatado, etc. Sendo a sua apresentação mais usual enlatado, o qual é conservado no azeite de oliva, azeite vegetal, ou água.
Existem diferentes tipos de atum, mas nem todos têm o mesmo prestígio gastronômico: os mais procurados são o atum vermelho e branco. O vermelho constitui uma das espécies mais apreciadas nos mercados internacionais e é o protagonista da culinária japonesa, pois é usado na preparação de sushi.
O atum é fácil de comer, já que vem em latas e não necessitam de cozimento. Isto é importante para os fisiculturistas já que muitos fazem seis ou sete refeições por dia. Comer muitas vezes ajuda a empacotar todas as calorias que você precisa para o crescimento muscular sem se sentir cheio.
Além disso, também ajuda a controlar os níveis de insulina e de cortisol, um hormônio que poderia obstruir o desenvolvimento muscular por seu efeito catabólico.
O atum, conhecido em algumas partes da Espanha, como a carne do mar, contém grandes quantidades de ácidos graxos ômega 3, bom para o coração e para o bom desempenho neural e das articulações.
Estes ácidos também ajudam na prevenção de trombose e arteriosclerose, melhora o funcionamento do cérebro de pessoas na idade adulta e reduzem o risco de doenças mentais na velhice.
Além disso, também ajuda a reduzir a pressão sanguínea e pode regular e reduzir os níveis de colesterol no sangue.
O atum é um alimento saudável e nutritivo, rico em proteínas e pobre em gorduras e calorias. Entre os nutrientes essenciais que ele contém estão: cálcio, vitaminas A, B e D, e ácidos ômega-3.
As proteínas do atum, como as de outros peixes, são facilmente digeridas e metabolizadas de forma muito eficiente. Uma lata de 6 onças de atum pode fornecer um terço da porção diária recomendada de vitamina B12.
O atum enlatado mantém o seu valor nutricional quando é corretamente processado. Uma porção de 100 gramas de atum em água tem aproximadamente 30 gramas de proteína e 116 calorias.
Devido ao conteúdo de mercúrio que pode conter o atum, se recomenda não mais de 3-4 latas de atum de 100 gramas por dia (300-400 gramas) (90-120 gramas de proteína).
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.