A uva é uma fruta que tradicionalmente tem sido considerada como um manjar dos deuses e reis, como demonstram as típicas imagens dos imperadores romanos desfrutando de suculentos cachos em seus aposentos. Além de ser deliciosa, a uva também tem muitas variedades. E, a seguir, te contamos quais são os benefícios para a saúde da uva passa, uva verde, uva roxa e uva integral.
A uva é uma fruta que cresce da planta da videira. Aparecem em forma de cachos, que podem variar de algumas poucas unidades até inclusive centenas. Trata-se de uma fruta de forma redonda ou oval, de alguns poucos centímetros de diâmetro e com pequenas pepitas em sue interior. Destaca-se por seu suculento interior e seu doce sabor.
Podem ser encontradas uvas de numerosas cores: pretas, vermelhas, verdes, roxas, amarelas, de cor rosada ou inclusive branca, embora as variedades mais habituais sejam a verde e a roxa.
A uva pode ser usada para três finalidades principais. A primeira delas é para fabricar vinho, para o qual se destina mais de 70% da produção de uva mundial. Por outro lado, 27% se destina ao consumo da fruta de forma fresca. E por último os 3% restantes se destinam à confecção de frutos secos.
Cabe destacar que a Espanha, como um dos principais produtores de vinho do mundo, também é um dos principais produtores de uvas. Na verdade, a Espanha é o primeiro país do mundo em termos de hectares dedicados à plantação de vinhedos, à frente da França, Itália, Turquia e Estados Unidos.
Leia também: "Uvas: Benefícios, Propriedades e Remédios Caseiros".
As uvas verdes estão disponíveis todo o ano e são uma fruta que pode nos fornecer numerosos benefícios. O principal é que se trata de um alimento que incorpora numerosas vitaminas e nutrientes, mas pobre em gorduras. As uvas são uma importante fonte de carboidratos e de outras vitaminas e minerais do nosso organismo, como potássio e magnésio.
Graças às suas propriedades e nutrientes, as uvas verdes têm grandes benefícios para a nossa saúde, por exemplo, melhoram o sistema circulatório, prevenindo os problemas cardíacos e estimulando a produção de glóbulos vermelhos do sangue. Também, são muito importantes para a formação de tecidos.
Os benefícios das uvas verdes não param por aí, já que suas propriedades ajudam a prevenir certos tipos de câncer, como o de cólon ou o de próstata, combatem as perdas de memória e fornecem vitamina C que fortalece as nossas defesas. Por estas e muitas outras razões, as uvas verdes são altamente recomendadas para a saúde.
Por outro lado, a uva roxa também tem propriedades muito interessantes. Por exemplo, seu alto teor em minerais, como manganês, ferro e cobre, a convertem em um alimento muito benéfico para a estrutura óssea. Ajuda tanto a formação e robustez dos ossos como para prevenir as doenças ósseas, é o caso da osteoporose.
As uvas roxas também eliminam o óxido nítrico e o colesterol do sangue, o que ajuda a prevenir as doenças coronárias ou cardiovasculares.
Além disso, as uvas podem ser utilizadas para tratar diversos problemas de estômago ou do trato digestivo. Por exemplo, são recomendadas para combater a constipação ou para aliviar a dor de estômago depois de uma indigestão.
Estas são apenas algumas das suas vantagens, mas poderiam ser citadas muitas mais. Por exemplo, como resultam úteis para a nossa memória. Ou que ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, especialmente de mama, de cólon ou de reto.
A uva integral se trata de uva processada que alguns fabricantes vendem em forma de fruta e outros em forma de suco principalmente, em alguns casos sozinho e outros misturada com algumas outras frutas. Normalmente se busca concentrar as propriedades positivas da fruta, removendo os açúcares e outras substâncias. Para dizer a verdade, resulta bastante ridículo tomar uvas integrais quando as uvas naturais já são o mais saudável possível, e possuem benefícios nutricionais que apenas a natureza seria capaz de outorgar.
Leia também: "Uvas Para Emagrecer – As Propriedades das Uvas Para Emagrecer".
Ao contrário das anteriores, as uvas passas não são consideradas como frutas, mas como frutos secos. Como o seu nome indica, são uvas que foram desidratadas e deixadas para secar, de forma que adquirem a sua aparência e sabor característicos. No entanto, apesar de tudo não deixa de ser uma fruta e de manter muitos dos benefícios da fruta original.
Por um lado, assim como as uvas, as uvas passas mantém suas propriedades como antioxidantes, já que os flavonoides não permanecem intactos durante a desidratação da fruta. Isto permite que as uvas passas sejam grandes protetoras contra o envelhecimento das células e sirvam para prevenir doenças como o câncer.
Por outro lado, as uvas passas também tem um importante conteúdo em fibras, o que ajuda a regular o trânsito intestinal. Por sua vez, as uvas passas também funcionam como um poderoso diurético, já que nos ajudam com a eliminação de líquidos do organismo. Isto é conseguido, basicamente, por seu elevado teor de potássio.
Não devemos esquecer da sua contribuição em termos de carboidratos. Isso converte as uvas passas em uma importante fonte de energia, por isso sempre é aconselhável o seu consumo pelos atletas ou pessoas que precisam de um suprimento extra de energia. Também favorecem a recuperação física.
Também é preciso notar que, devido ao fato de que foram submetidas a um processo de desidratação e secagem, as uvas passas têm muito menos líquidos e a concentração destes nutrientes é ainda maior, por isso são ainda mais benéficas.
Em definitivo, a uva é uma fruta que não apenas dá lugar a um dos produtos estrela para consumo, o vinho, mas é um alimento rico, nutritivo e muito benéfico para a saúde em todas as suas variedades.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.