A quantidade, qualidade e cor das fezes podem ser indicativas do estado de saúde do sistema gastrointestinal.
O material fecal é o produto de resíduos da digestão, devido ao fato de que os alimentos se misturam com a bílis procedente do fígado e as enzimas digestivas do pâncreas, em seguida, os carboidratos e as gorduras alimentares são decompostos para formar uma pasta. Hoje te contamos como identificar a cor das fezes.
A mistura líquida passa através do intestino delgado, onde os nutrientes são absorvidos na corrente sanguínea e o resíduo líquido chega ao cólon, onde a água é absorvida e se formam as fezes.
A cor normal das fezes pode variar de marrom claro a marrom escuro ou esverdeado e se vê afetada pelos alimentos ingeridos, proporcionando pistas importantes sobre uma doença subjacente.
Contamos-te nas próximas linhas o significado da cor das fezes, que pode ser indicativo de uma variedade de condições:
Existem muitas razões para que as fezes se apresentem gordurosas e de cor amarela, já que pode ser devido à incapacidade do intestino para digerir a gordura por causa da má absorção, tais como doença celíaca e fibrose cística, ou pelo fato de que o pâncreas não consegue produzir enzimas digestivas adequadas.
Também por uma infecção gastrointestinal causada por Giárdia, uma infecção por protozoários que podem causar uma forte diarreia.
As fezes atravessam o intestino muito rapidamente, pode ser que não haja tempo suficiente para que a bile seja digerida e decomposta, para proporcionar a cor marrom normal das fezes.
A bílis é um líquido de cor marrom esverdeada que é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar, ajudando a digerir as gorduras dos alimentos.
Quando o tempo de trânsito é curto, as fezes se apresentam como diarreia de cor esverdeada.
Também podem ser causados por uma dieta rica em vegetais, especialmente espinafre ou suplementos de ferro.
A causa mais comum da cor vermelha viva nas fezes é o sangramento das hemorroidas, mas pode ter outras causas muito mais significativas, tais como infecção ou doença inflamatória do intestino, como a doença de Crohn, colite ulcerativa, sangramento diverticular, tumores e malformações arteriovenosas.
O corante vermelho e a beterraba podem dar um tom vermelho às fezes.
Podem ser um sintoma preocupante, porque pode ser devido ao sangramento no trato gastrointestinal: esôfago, estômago e duodeno, devido à decomposição das células vermelhas do sangue pelas enzimas digestivas, formando fezes escuras e de odor ruim.
Também pode ser devido ao sangue proveniente de hemorragias nasais ou dentárias ou por certos alimentos tais como beterraba ou alcaçuz, e por alguns medicamentos, tais como o bismuto, ferro e loperamida.
Também é possível realizar exames com as fezes, afim de diagnosticar condições e um deles é o "Teste de Sangue Oculto nas Fezes".
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.