A vagina muda de forma natural após o parto, e você pode sentir que tem ressecamento e dor durante algum tempo; por isso é importante descobrir de que forma você pode prevenir e tratar o ressecamento vaginal do pós-parto.
Após o parto, a mulher entra na etapa chamada fase pós-parto, onde surgem alguns problemas, entre eles o ressecamento vaginal, mas este problema requer paciência, porque desaparecerá sozinho e gradualmente, passados alguns meses.
As causas do aparecimento do ressecamento vaginal do pós-parto estão relacionadas com as alterações hormonais durante e após a gravidez e a amamentação, que está intimamente relacionada com o aparecimento do ressecamento vaginal, já que quanto mais tempo você amamentar, mais longo será o período de ressecamento vaginal.
As seguintes dicas podem te ajudar a prevenir e tratar o ressecamento vaginal do pós-parto:
Faça uma dieta equilibrada e consuma alimentos ricos em vitaminas A, C e do grupo B, já que são eficazes no tratamento do ressecamento vaginal e mantém a elasticidade da vagina.
Inclua na sua dieta alimentos ricos em isoflavonas, já que vão te ajudar a equilibrar os seus níveis hormonais e prevenir o ressecamento vaginal do pós-parto, como as sementes de linho, legumes, soja e seus derivados, alguns frutos secos como nozes e frutas como maçãs e cerejas, entre outras.
Não se esqueça de consumir alimentos ricos em ômega-3, que são necessários no caso de ressecamento vaginal após o nascimento e são de grande ajuda para dar lubrificação extra na vagina, incluindo alguns peixes oleosos como cavala, atum ou salmão, sementes de linhaça, sementes de girassol e as sementes de abóbora, entre outros.
É muito importante consumir bastante água, pelo menos 8-10 copos de água por dia para manter o nível de hidratação adequada e evitar ou piorar o ressecamento vaginal.
Restrinja o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína, pois tendem a causar ressecamento vaginal e evite-as por completo, no caso de ressecamento vaginal grave.
Evitar as duchas vaginais e as lavagens com sabonetes perfumados, porque podem alterar os fluidos naturais da vagina e podem causar ressecamento vaginal; os sabonetes íntimos destinados a limpar a área vaginal não devem conter nem perfumes nem medicamentos.
Você deve ter muito cuidado com os produtos destinados a evitar o ressecamento vaginal, tais como óleos, loções ou vaselina, porque contêm perfumes e produtos químicos que podem causar infecções na vagina.
É normal que a vagina se sinta mais seca do que o normal após o parto, já que isto está relacionado com os níveis mais baixos de estrogênio em seu corpo, em comparação com a etapa da gravidez. Para as mães que amamentam, os níveis de estrogênio são mais baixos do que para aquelas que não estão amamentando, e o ressecamento pode ser mais marcado.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.