Uma mulher grávida com dermatite fica cheia de preocupações. Como chegar ao final da gravidez e determinar se deve ou não continuar o tratamento de eczema, que pode ter consequências desagradáveis para o bebê, já que os efeitos colaterais do tratamento os expõe a determinados riscos.
A melhor opção é conversar com o seu médico antes de continuar a tomar qualquer medicação para dermatite, já que alguns medicamentos são seguros para uso durante a gravidez, enquanto outros podem fazer mal para o bebê.
Leia também: "Dermatite Atópica: Sintomas e Tratamentos".
Seu médico pode te ajudar a avaliar os riscos e benefícios de continuar com a medicação para dermatite e aconselhá-la a optar por tratamentos alternativos, que não vão trazer nenhum perigo para você ou para a criança.
Um dos sintomas do início da dermatite é o prurido (coceira). Uma mulher grávida deve ser capaz de descansar e dormir para garantir uma gravidez saudável, mas à noite pode ser difícil ter um sono reparador já que o prurido torna-se mais intenso nesse horário, por isso você deve perguntar ao seu médico qual o remédio mais aconselhável no seu caso que alivie a coceira, mas sem quaisquer efeitos colaterais para ambos.
A melhor coisa que uma mulher grávida pode fazer para aliviar esses surtos de eczema é:
Ao tomar um banho, usar água morna em vez de água quente.
Sabão neutro livre de fragrâncias, corantes e outros produtos químicos que podem irritar a condição da pele.
Deve-se aplicar hidratantes nas áreas afetadas da pele, em 2-3 minutos depois de tomar um banho, pois a hidratação é um importante fator para evitar a coceira.
A redução do estresse é recomendado para todas as mulheres grávidas, independente de sofrerem com dermatites ou não. Sendo assim, a grávida deve encontrar maneiras para efetivamente relaxar e se livrar dos pensamentos que causam estresse. O estresse só vai agravar o eczema, e pode causar parto prematuro e baixo peso ao nascer, entre outros.
Uma mulher grávida deve ser capaz de identificar os fatores que ajudam a desencadear o eczema, e tentar o seu melhor para se afastar deles, tais como perfumes, detergentes, tecidos como o poliéster e lã, e outros.
Calor e frio excessivo também pode causar esses surtos de eczema. Durante o verão, evite a transpiração excessiva tentando ficar próximo ao ar-condicionado ou umidificadores e durante o inverno, você deve aplicar hidratante para evitar que a pele resseque muito.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.