Saúde Infantil

Febre: Qual a Sua Causa? Dicas Caseiras Para Baixar Febre Alta em Adultos, Crianças e Bebês

O Que É a Febre? O Que Causa a Febre?

A febre é um mecanismo fisiológico do organismo que indica que o sistema imunológico está lutando contra uma infecção ou vírus. A causa mais comum de alta temperatura está diretamente ligada a infecções, as mais comuns são infecções virais e processos inflamatórios. O corpo humano tem uma temperatura média entre 36-37°C, qualquer valor acima deste é considerado uma febre e nos faz mal.

Apesar de alguns processos, como alimentos e exercício produzirem um aumento ligeiro da temperatura, a verdade é que este fenômeno é geralmente um sinal de que algo está errado no organismo, é uma forma de expressar que o sistema imunológico está lutando contra as bactérias e vírus.

Algumas doenças estão associadas com um aumento súbito de febre. Embora, sem dúvida, o melhor seja tomar algum tipo de medicação para mantê-la sob controle, por vezes, a febre sobe muito e é necessário tomar uma providência rápida para evitar problemas futuros.

Se a febre for acima de 39 º pode ser perigoso e é necessário baixá-la imediatamente. Para isso temos truques que podemos fazer em nossa própria casa e assim agir com rapidez para evitar os riscos:

Remédios Caseiros Para Baixar a Febre

Banho Quente

Uma das coisas que podemos fazer é preparar um banho quente para reduzir a temperatura. Tende-se a pensar que aplicando água fria, a febre cairá rapidamente, mas isso é um erro, porque se os sentidos do corpo percebem que está frio lá fora tentarão manter a temperatura e, assim, não diminuirá.

Faça o corpo esquentar, fazer o corpo suar é uma boa maneira de reduzir a febre. Cobertores e mantas, embora o paciente tenha calor, se deve tentar eliminar as toxinas através do suor. Não se esqueça de fazer a mudança de roupa de vez em quando, se estiver muito molhado de suor.
Repouso

Você deve descansar o máximo possível. Enquanto você dorme seu corpo usa toda a sua energia para lutar contra a doença e restaurar o equilíbrio perdido.

Chás

Os medicamentos fitoterápicos são muito eficazes na redução da febre. Infusões e decocções podem ser preparadas para serem tomadas a fim de reduzir a temperatura do corpo.

Uma infusão de manjericão também pode baixar a febre. Você pode até beber suco de manjericão para reduzir a temperatura do corpo. Por outro lado, é eficaz até para crianças. 10 a15 folhas de manjericão, adicione um pouco de água e extraia o suco. Tome a cada 2 a 3 horas com goles de água fria para baixar a febre.

Outra opção, embora talvez um pouco desconfortável para o paciente, é esmagar uma cebola crua até fazer um purê e colocá-la nas meias. Em seguida, vesti-las no paciente. É desconfortável, mas dá um bom resultado. As ervas mais recomendadas para infusão são: pimenta, gengibre, camomila e manjericão.
É sempre aconselhável manter a temperatura abaixo de 39 graus de modo que não devemos deixar a temperatura corporal alta por muito tempo, para não perdermos o controle.

Água

Uma medida muito importante quando a pessoa tem febre é beber muita água para repor as perdas de fluídos do corpo e evitar a desidratação. Além disso, a água potável ajuda a reduzir a temperatura do corpo.

Óleos

Alguns óleos essenciais favorecem a melhora da febre, fortalecem o sistema imunológico e as defesas naturais do corpo. Alguns acabam por ser muito eficazes: óleo de lavanda, alecrim, eucalipto e tomilho, entre outros. Simplesmente embeba um pano em água fria, misturada com algumas gotas desses óleos e coloque na testa da pessoa febril, substitua o tecido quando ficar aquecido. Este tratamento tem um efeito calmante e reduz a temperatura.

Alimentação

É importante não perder de vista que, quando você tem uma febre o corpo está lutando, por isso, é recomendável uma dieta que supere a falta de apetite nessa condição: sopa, legumes e frutas são as melhores escolhas. Você também deve beber muitos sucos e chás.

Especiarias

Algumas especiarias são úteis no tratamento da febre, incluindo açafrão. Basta ferver um copo de água e colocar meia colher de chá do produto. Aguarde poucos minutos e beba como um chá. Sugerimos tomá-lo a cada hora. Outra especiaria muito útil em caso de febre é a cúrcuma. O processo é o mesmo, mas utilizando uma colher de chá da cúrcuma.

Febre Infantil: Cuidados e Remédio Caseiro Para Febre Infantil

O padrão da febre varia de acordo com a idade da criança. Bebês com menos de três meses, com episódios constantes de febre, acompanhado de outros sintomas, devem ser cuidadosamente avaliados pelo pediatra para descartar infecções bacterianas graves.

A temperatura corporal, da maioria dos bebês e crianças, se encontra em 37°C, que pode ser aumentada em alguns décimos por fatores como estar muito agasalhado para ir para cama à noite, depois de jantar recentemente ou quando a dentição está saindo.

No entanto, quando a temperatura excede os 38°C, é necessário que os pais tomem medidas para reduzi-la. É importante que os pais observem o aspecto geral da criança e os sintomas que possui para determinar o que ela tem. Na maioria dos casos, a febre responde a um processo viral como a gripe e quase sempre é benigna; mas em alguns casos, pode ser causada por outras doenças, que se não forem tratadas corretamente, podem desenvolver uma complicação grave.

Enquanto os pais identificam a condição do seu bebê ou sua criança e, se é necessário procurar um médico ou não, não é conveniente negligenciar a febre. Aqui está uma dica para baixar a febre infantil:

Remédio Caseiro Para Baixar Febre Infantil

Compressas e Banho

Coloque compressas ou toalhas umedecidas com água morna na testa, pulsos e panturrilhas.
Dar a criança ou bebê um banho, com água a 2°C abaixo da sua temperatura, e deixar que se refresque lentamente. O banho não deve exceder os 15 minutos.

Massageie suavemente o corpo com uma esponja com água morna e em seguida seque o bebê ou criança com toques leves de modo que possa manter a umidade.

Quando Devemos Levar o Bebê ou Criança ao Pediatra em Caso de Febre?

As vezes os remédios não funcionam, por isso é importante estar ciente da condição do bebê. Quando a febre não diminui o melhor a se fazer, é levá-lo ao pediatra. Vá a um pediatra em caso de:

Mais sobre este assunto

Deve-Se Tomar Antitérmicos Para Baixar Febre? | Drauzio Comenta #17

Your browser doesn't support HTML5 video.

O Que Fazer Em Casos De Febre Em Crianças?

Your browser doesn't support HTML5 video.

O Que Fazer Quando Uma Criança Está Com Febre?

Your browser doesn't support HTML5 video.

Febre Alta E Febre Persistente: O Que Pode Significar? | Dr. Salim | Jovem Pan

Your browser doesn't support HTML5 video.

Temperatura Do Banho Na Febre | Drauzio Comenta #48

Your browser doesn't support HTML5 video.

Meu Bebê Não Dorme - Como Fazer O Bebê Dormir A Noite Toda

Your browser doesn't support HTML5 video.