Está com ferimentos na pele que demoram a cicatrizar? Felizmente, existem plantas e vegetais com capacidades para ajudar, trabalhando sobre a pele lesada e, assim, contribuir para a sua regeneração. Os cortes, arranhões e feridas pequenas são pequenos acidentes que ocorrem com certa frequência, mais ainda se nos dedicamos a trabalhar com ferramentas afiadas, dentadas, etc.
Uma vez que ocorre uma ruptura na pele, o organismo começa um processo de cicatrização, mediante a fabricação de substâncias como o colágeno. No entanto, muitas pessoas reclamam que a pele leva muito tempo para cicatrizar. Por essa razão, seria conveniente saber as razões pelas quais esta situação ocorre e quais os remédios naturais que podem ajudar a acelerar esse processo.
com a idade, não apenas a circulação piora e chega menos oxigênio nas células que trabalham para curar as feridas, mas também os tecidos se tornam “distendidos”.
quando existe estresse, o organismo segrega substâncias corticoides que alteram o DNA das células. Em outras palavras, as células não seguem as “instruções” sobre a forma de funcionar. Devido a isso, o organismo deixa de produzir colágeno como deveria fazer de costume e o processo de cicatrização torna-se mais lento.
existem substâncias que o organismo segrega antes das substancias geradas pelo estresse como os corticoides, também são produzidos em laboratórios, mediante processos químicos (por exemplo, aliviar a urticária). É lógico supor que esses medicamentos desaceleram a cicatrização. Outros medicamentos que também retardam a cicatrização são os anti-inflamatórios e anticoagulantes.
Obesidade, diabetes ou qualquer outra doença metabólica (hipertensão, colesterol,...).
a má circulação pode retardar a cicatrização. No caso do tabaco, a nicotina faz com que as artérias se contraiam e consequentemente ela transporta menos sangue. Por isso, chega aos tecidos uma menor quantidade de oxigênio e este é um elemento importante para a produção de colágeno. Por isso, é sempre recomendado que os pacientes fumantes que vão se operar abandonem o hábito, pelo menos na semana anterior e posterior à data da intervenção.
para que o organismo possa produzir o colágeno, é necessária a presença de vitamina A e C, bem como o mineral zinco. Por isso, aconselha-se o consumo de alimentos ricos nesses nutrientes (cenoura, mamão, kiwi, goiaba, limão, laranja, uva, etc.) para acelerar o processo de cicatrização. Igualmente importante é o consumo de proteína (soja, leite, ovos, feijão, aves, etc.) para a produção de colágeno pelo organismo.
Sabendo de tudo isso, vamos agora para os remédios caseiros e naturais para acelerar a cicatrização.
Um dos mais populares remédios caseiros para a cicatrização é aloe vera. Quase mágico em questões relacionadas com a pele, também é super econômico e fácil de aplicar. Curar diariamente a sua ferida untando com polpa de aloe vera será suficiente.
Você também pode usá-lo como parte de um remédio cicatrizante, acompanhado do tomate que compartilha das suas ações de regeneração e nutrição. O aloe vera também atua como um amaciador da pele, o que ajuda a esconder mais as cicatrizes, experimente também em cremes.
segundo investigações realizadas fazer atividade física regularmente acelera a cicatrização, já que facilita a circulação o que permite a chegada de mais oxigênio nas células para a produção de colágeno.
lembre-se que, para acelerar o processo de cicatrização, é necessário ter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais.
as cicatrizes têm menos pigmento do que o resto da sua pele e, por esse motivo, são especialmente vulneráveis a queimaduras solares. Consequentemente, é necessário cobrir todas as cicatrizes com um filtro solar de alto grau de proteção sempre que sair de casa em dias ensolarados.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.