O calázio é um nódulo benigno, dolorido ou indolor no interior da pálpebra superior ou inferior.
Esses nódulos semelhantes a cisto se formam em torno da glândula oleosa (meibomiana) dentro da pálpebra, resultando em pálpebras vermelhas e inchadas.
O conteúdo de um calázio inclui pus e secreções oleosas (lipídios) que normalmente ajudam a lubrificar o olho, mas não podem mais drenar.
Nem sempre é possível identificar a causa do calázio. No entanto, calázio são comuns em pessoas com blefarite (inflamação ocular) e rosácea.
A rosácea pode afetar as pálpebras, a membrana fina externa do olho, a córnea e a esclera (parte branca dos olhos).
Essas manifestações de rosácea no olho são chamadas de rosácea ocular. As causas da rosácea em si são difíceis de identificar, embora o ambiente e fatores hereditários sejam causas possíveis.
Certos microrganismos que vivem dentro ou perto das raízes dos cílios também podem exacerbar a inflamação ao redor do olho.
Se você é propenso a desenvolver um calázio, seu médico pode prescrever tratamentos preventivos, como limpar as pálpebras, aplicar remédios na sua pálpebra e até mesmo prescrever medicamentos orais para condições subjacentes.
O medicamento oral mais comum prescrito é para blefarite e a disfunção da glândula meibomiana é o doxiciclina. As vezes, tetraciclina e a minociclina, ambas da mesma família de antibióticos. No entanto, a doxiciclina tende a ser melhor tolerada.
Os antibióticos tópicos e orais são ineficazes como tratamentos diretos para o calázio, que não tem nenhum componente infeccioso ativo que exija esse tipo de abordagem.
Seu oftalmologista pode indicar que você aplique regularmente uma compressa quente e úmida do lado de fora da pálpebra fechada para promover a drenagem da glândula obstruída do olho.
Mergulhe uma toalha limpa em água quentes e segure-a na pálpebra por 10 a 15 minutos de cada vez, 3 a 5 vezes por dia.
Se o seu calázio afetar a visão ou não desaparecer, talvez seja necessário drená-lo. Essa cirurgia geralmente é feita no consultório do médico usando anestesia local.
Mas é muito importante você não apertar ou tentar drenar o seu calázio, isso pode espalhar a infecção em sua pálpebra. Não use maquiagem na área dos olhos ou lentes de contato enquanto estiver com calázio.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.