Os peelings químicos são um tratamento cosmético para a pele. São utilizados tanto para o rosto quanto para o corpo, e dependendo do tipo de ácido usado, servem para tratar condições diferentes.
Como já começou a temporada forte dos peelings químicos (não enzimáticos), neste artigo vamos detalhar os prós e contras do tratamento, para que você possa ter uma ideia se este é o método mais adequado para o seu caso particular.
Cabe destacar que se você tem pele sensível, o melhor é evitar os peelings muito agressivos e optar pelos de verão que são enzimáticos, que são adequados para todos os tipos de pele.
Um bom peeling químico pode fazer a diferença na sua pele. Combate os danos causados pela exposição ao sol, remove manchas, ameniza cicatrizes e reduz ou elimina completamente as cicatrizes de acne, entre muitas outras coisas.
Melhora a textura da pele. O peeling químico aumenta a crescente taxa de rotatividade da pele. Ao estimular a circulação de sangue e ao eliminar as células anucleadas, faz com que se desenvolvam novas células na superfície da pele, o que melhora a textura, reduz os efeitos da exposição ao sol e minimiza a formação de cicatrizes.
A redução das rugas, linhas finas e descoloração da pele também se encontram entre os benefícios dos peelings químicos profissionais.
Efeitos colaterais e cuidados. Os peelings químicos cosméticos não são como os médicos, após a sua aplicação é necessário utilizar uma máscara calmante para reduzir a irritação da pele e nos dias subsequentes, o uso de um bom creme hidratante até que a pele superficial se desprenda por completo.
Eficaz para as marcas de acne. Os peelings químicos eliminam completamente as marcas de acne. A quantidade de sessões necessárias depende do caso em particular, mas sempre termina sendo muito eficaz.
Bom preço. Comparando os peelings químicos com outros procedimentos para rejuvenescer a pele, os resultados e o valor os favorecem.
Os peelings químicos são muito mais econômicos do que as sessões de laser, e sua necessidade é muito menor.
Enquanto a maioria dos efeitos colaterais dos peelings químicos, apenas dura alguns poucos dias, sempre existe riscos, especialmente se você tem a pele sensível.
Proibida a exposição ao sol. Dependendo do tipo de peeling de utilizado, a exposição ao sol pode ser proibida por uma semana a um mês, já que o tratamento fotossensibiliza a pele. E é sempre necessário o uso de protetor solar com fator muito alto.
Risco de que fiquem tons de pele desiguais. Os efeitos colaterais comuns dos peelings químicos são formigamento, vermelhidão e irritação, mas em alguns casos muito raros, pode aparecer um tom desigual da pele, especialmente em casos de pessoas que são expostas ao sol sem usar protetor solar (ou com ele).
As cicatrizes da acne não desaparecem facilmente. Em casos graves, é provável que sejam necessárias várias sessões de peelings até eliminar por completo estas marcas.
Tempo de descanso entre os peelings. Inclusive quando não existem efeitos colaterais desagradáveis, os peelings químicos exigem um tempo de descanso entre as sessões. Alguns são aplicados a cada 15 dias e os outros uma vez por mês.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.