Tudo em excesso de qualquer alimento pode levar ao ganho de peso. Aqueles alimentos que nos engordam muito rapidamente, são previsivelmente, aqueles com muito açúcar, carboidratos e grãos refinados. Esses alimentos fornecem uma digestão fácil e processam calorias com valor nutricional mínimo.
Em um estudo para identificar os hábitos de vida mais propensos a ganhar peso, pesquisadores de Harvard, revisaram os hábitos e dietas de mais de 100.000 pessoas não obesas para determinar as escolhas que causam o ganho de peso ao longo do tempo. Descobriu-se que um punhado de alimentos estava intimamente ligado ao ganho de peso.
Batatas, especialmente as versões processadas, como batata frita, batata chips e purê de batata, estão entre os alimentos mais prováveis que contribuem para o ganho de peso, especialmente quando ingeridos em excesso.
Outro amido refinado, como o pão branco, massas e bolachas, também estão entre os alimentos que facilmente te dão quilinhos extra. Eles possuem poucas fibras para retardar a digestão, então eles se transformam em glicose quase que imediatamente e aumentam o seu nível de açúcar no sangue, o que eleva o nível de insulina.
A insulina permite a entrega rápida de glicose às células adiposas. Se você mantiver o nível de insulina alto, consumindo esse tipo de carboidrato, a insulina dificulta a liberação de energia das células adiposas, ou seja, você continua armazenando gordura, mas nunca a queima com eficiência, logo você engorda.
Doces, sorvetes, bolos, biscoitos, pavês, também se correlacionam com o ganho de peso rápido. Eles tem o mesmo efeito sobre o açúcar no sangue e na insulina como os carboidratos.
Bebidas açucaradas são outro produto associado ao ganho de peso. A frutose, como o xarope e milho rico em frutose, é um adoçante muito comum em refrigerantes, sucos industrializados e bebidas energéticas.
O consumo frequente de alimentos desse tipo pode levar a resistência a insulina, que é um fator de risco para diabetes. Consuma alimentos de baixo índice glicêmico para ajudar a manter os níveis estáveis de açúcar no sangue.
A água é um dos compostos mais importantes do nosso corpo, de modo que é essencial para mantê-lo em equilíbrio. Se beber pouca água (menos que 6 ou 8 copos diários), a eliminação de toxinas e resíduos que o corpo não precisa será muito mais difícil, o que pode afetar ou prejudicar o processo de perda de peso. Para se manter saudável e perder peso, você precisa consumir entre 6-8 copos de água por dia.
Este hábito não é saudável e não te ajudará a perder peso, especialmente se você comeu em excesso. À noite, o metabolismo fica mais lento e também com o sono, a digestão e o metabolismo dos alimentos será mais difícil, de modo que, em vez da queimar a gordura, ela será reservada no corpo.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.