A diabetes é uma doença que atinge um número cada vez maior de pessoas por conta de uma alimentação inadequada e maus hábitos. Se você quer conhecer os alimentos para controlar o diabetes e ter um aumento em sua qualidade de vida, confira a seguir os 10 melhores alimentos para controlar o diabetes.
Essa doença é responsável pelo aumento dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, o seu diagnóstico as vezes não é feito com tanta rapidez quanto deveria.
Apesar de ser uma doença que afeta os níveis de açúcar, ela pode ser responsável por desenvolver outras doenças como cegueira e problemas no coração. Daí porque uma alimentação correta pode fazer tanta diferença na qualidade de vida.
Entre os principais alimentos para controlar o diabetes podemos citar o peixe. Peixes como a sardinha, o salmão, arenque, anchova e a cavala são excelentes fontes de ácidos graxos, ômega 3, DHA e EPA, trazendo assim inúmeros benefícios, inclusive ajudando a aumentar a saúde do sistema cardiovascular.
Para qualquer pessoa, esses peixes são saudáveis e fazem muito bem, e para os diabéticos funciona da mesma forma ou de modo mais importante, já que essas pessoas possuem maiores chances de desenvolver doenças do coração e derrame. As substâncias presentes nesses peixes ajudam a reduzir os riscos.
O melhor, é que tudo isso é comprovado de forma científica. Muitos estudos observaram que pessoas que consomem esses peixes com frequência, possuem menos risco de desenvolver doenças do coração. Além disso, os estudos comprovam também a redução de triglicerídeos e inflamações.
As folhas verdes de tom escuro como espinafre e couve são nutritivas e de baixa caloria. Esse alimento é baixo em carboidrato e isso ajuda a melhorar o nível de açúcar no sangue. Além disso, esses vegetais folhosos possuem uma boa quantidade de minerais e vitaminas, incluindo a vitamina C com ação antioxidantes.
Alguns estudos citam a redução de inflamações em pessoas que ingerem vitamina C, redução dos níveis de glicose no sangue em jejum, de pessoas que possuem a diabetes do tipo 2 ou hipertensão.
A canela é uma especiaria muito saborosa e que age como um potente antioxidante no nosso organismo. Existem inúmeros estudos que comprovam que a canela ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue e também ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina redução de triglicérides e colesterol. A recomendação é que seja feita a ingestão diária de um pouco menos de 1 colher de chá de canela.
O ovo é um excelente alimento para aumentar a sensação de saciedade, prevenir doenças do coração e aumentar os níveis de colesterol bom do organismo. Além dessas importantes funções, o alimento ainda ajuda a diminuir inflamações e melhora a sensibilidade à insulina.
As sementes de chia são excelentes fontes de fibras, sendo que 11 dos 12 gramas de carboidratos presentes no alimento de uma porção de 28g são fibras, e isso faz com que o nível de açúcar no sangue não aumente.
Essas sementes ainda podem ajudar a diminuir o nível de açúcar, promover saciedade, regular o intestino e também auxilia na redução da pressão sanguínea, colesterol e inflamações.
O açafrão da terra, que tem a curcumina como ingrediente ativo, é uma especiaria que possui muitos benefícios para a saúde do organismo e pode ser utilizado como tempero para o preparo de qualquer alimento.
A curcumina ajuda a diminuir inflamações, protege o coração, reduz o nível de açúcar no sangue e ajuda na saúde renal de pessoas com diabetes.
O iogurte grego também é um dos alimentos para controlar o diabetes. Estudos indicam que ele melhora os níveis de açúcar no sangue e ajuda a reduzir doenças cardíacas. Além disso, o iogurte ajuda na perda de peso de pessoas com diabetes do tipo 2.
O brócolis está entre os 10 alimentos para controlar o diabetes pelo seu alto poder nutritivo e a baixa quantidade de carboidrato. Esse vegetal é rico em magnésio e vitamina C.
Alguns estudos realizados com pessoas que possuem o diabetes descobriram que o brócolis ajuda a diminuir a insulina e protege as células do organismo de radicais livres que são produzidos durante o metabolismo.
O óleo extra virgem, apesar de ser um tipo de gordura, é capaz de proporcionar benefícios como aumentar a saúde do coração, melhorar os níveis de triglicérides e aumentar o colesterol bom. Em uma análise de 32 estudos, foi comprovado que o azeite de oliva foi o único que proporciona a proteção do coração.
O azeite extra virgem também é benéfico por conter poderosos antioxidantes que ajudam a desinflamar, proteger os vasos sanguíneos e diminuir a pressão arterial.
Assim como as sementes de chia, a farinha de linhaça também é benéfica. Auxilia na diminuição de doenças do coração e ajuda a melhorar o controle da glicose na corrente sanguínea.
Sendo rica em fibras, melhora o fluxo intestinal e a sensibilidade à insulina. Como o corpo não é capaz de absorver a linhaça inteira, é recomendado que elas sejam consumidas moídas ou trituradas.
A diabetes pode se manter controlada não somente com remédios, mas também com uma alimentação saudável composta por alimentos específicos.
Agora que você sabe quais são esses elementos, é interessante manter uma dieta equilibrada e fazer de tudo para que os alimentos da lista possam fazer parte da sua alimentação diária.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.