O aciclovir pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como antivirais. Ele funciona impedindo o crescimento do vírus.
Esse medicamento é usado para tratar feridas/bolhas de herpes. Pode acelerar a cicatrização das feridas e diminuir os sintomas como formigamento, dor, ardor e comichão.
Esse medicamento não cura herpes e não impede a transmissão da infecção para outra pessoa e também não impede uma ocorrência futura.
Cada g do creme dermatológico contém:
Leia a bula do medicamento antes de usar, se tiver alguma dúvida converse com o seu médico ou farmacêutico.
Use esse medicamento no primeiro sinal da herpes (como formigamento, queimação e vermelhidão). Lave as mãos com sabão e água antes e depois de aplicar esse medicamento.
Limpe e seque as áreas afetadas antes de aplicar a pomada. Aplique a pomada suavemente na área afetada, geralmente 5 vezes ao dia (a cada 3 a 4 horas) por 4 dias para herpes labial, ou conforme indicado pelo seu médico.
Aplique apenas na pele, não aplique esse medicamento nos olhos ou nariz, dentro da boca ou dentro da vagina. Se por acidente a pomada entrar em contato com essas áreas, lave imediatamente com água abundante.
Se for aplicar nas feridas da herpes genital, use luvas de borracha para evitar a propagação da infecção.
Esse medicamento tem um melhor funcionamento quando a quantidade do medicamento absorvido pela pele permanece em nível constante.
Se você estiver usando a pomada aciclovir para o tratamento da herpes genital, é importante seguir práticas sexuais seguras para reduzir o risco de contágio da herpes para o parceiro, mesmo que não haja sintomas presentes. Use sempre preservativos.
Quando você estiver sintomas, ou estiver passando por um surto, não tenha contato sexual com o seu parceiro.
Informe seu médico se a sua condição persistir ou piorar após o término do tratamento.
Este medicamento é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao aciclovir, ao valaciclovir, ao propilenoglicol ou a qualquer componente da fórmula.
Podem ocorrer ardor, lábios secos ou rachados, pele escamosa. Se algum desses efeitos piorarem ou persistirem, informe imediatamente o seu médico ou farmacêutico.
Uma reação alérgica muito grave a esse medicamento é raro. No entanto, vá ao médico imediatamente se notar qualquer sintoma de uma reação alérgica grave.
Essa não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Se notar outros sintomas não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.