A Osteoartrite é muito comum nas pequenas articulações da mão, 10% da população sofre da doença. Uma de suas apresentações mais comuns é nas pequenas articulações das mãos. Geralmente afeta mais pessoas de acordo com o aumento da idade (especialmente após os 40 anos).
O Que é Osteoartrite?
A osteoartrite é uma doença que danifica a cartilagem articular, portanto, faz com que a dor da deficiência cause rigidez funcional.
Normalmente localizada na região cervical e lombar, ombro, dedos, mãos, junta, raiz do polegar, quadril, joelho e no início do dedão do pé. A apresentação da osteoartrite em pequenas articulações da mão é muito comum.
O mais comum é no extremo distal e na base do polegar. Na mão os pacientes artríticos relatam dor e rigidez pela manhã, limitando a função do polegar, tornando doloroso realizar atividades com o polegar.
Sintomas Osteoartrite
As articulações dos dedos se alargam e expandem. Os nódulos chamados Heberden nas articulações distais, e Nódulo de Bouchard, são sinais característicos de osteoartrite. Os nódulos normalmente aparecem em primeiro lugar em um dedo e, em seguida, está presente em outros.
Algumas pessoas notam uma vermelhidão súbita, dor, inchaço e sensibilidade nas articulações afetadas, enquanto que em outras, as colisões aparecem gradualmente, com pouca ou nenhuma dor. Nas pontas dos dedos pode ser percebida dormência e formigamento, e alguns nódulos podem incomodar quando se utiliza as mãos.
Também altera o alinhamento das articulações das extremidades (juntas) dos dedos. Os dedos são desviados para o extremo da falange final. Para osteoartrite das mãos é recomendado não abusar de movimentos repetitivos, tais como costura e artesanato. O calor local pode aliviar temporariamente a dor e pode ser aplicado em um banho de água.
Como Controlar a Dor da Osteoartrite?
Os medicamentos utilizados são aqueles que controlam a dor da doença. Recomenda-se como primeira escolha paracetamol, em seguida, os diferentes tipos de anti-inflamatório.
A dor também pode ser aliviada com analgésicos tópicos. Em estágios avançados da doença, quando os tratamentos médicos não tem mais resultados o recurso é a cirurgia.