O Que É a Ventosaterapia?
Uma técnica muito antiga que se tornou popular como uma alternativa minimamente invasiva para desintoxicar o organismo, reduzir dores, desconfortos, estresse e tudo o que tenha a ver com o alinhamento da energia.
A ventoterapia praticada em sessões com um profissional que usa alguns copos de vidro ou silicone para aderi-las em diferentes áreas do corpo.
A terapia de ventosas como é chamada é uma técnica muito antiga, por meio da qual uma ventosa faz um efeito de vácuo sobre o corpo sugando a pele e o músculo (ou parte dele) e, portanto, abrindo os poros e ativando a circulação sanguínea e linfática do corpo.
A ventosaterapia é muito antiga e se expandiu em diferentes culturas. Acredita-se que no Egito (2200 aC) e na Índia a Medicina Ayurveda, utilizava a prática médica com ventosas.
Também existem registros na Grécia com Hipócrates (400 aC) que foi quem se sabe que deixou as primeiras indicações detalhadas sobre a utilização desta terapia e mais tarde
Nos países árabes se chamava Hijama e as culturas primitivas xamânicas utilizavam as ventosas para sugar o espírito causador da doença no corpo.
Mas sua maior referência está associada com a medicina tradicional chinesa (existe há mais de 3000 anos), onde se utiliza muito comumente em pessoas de todas as idades.
Como Funciona a Ventosaterapia
O tratamento requer um ambiente calmo e relaxado, onde ocorrerá a sessão de ventosa terapia. É feito mediante a aplicação de copos de vidro ou de silicone, em forma de ventosas. São aquecidas com fogo para consumir o oxigênio que está dentro da ventosa e imediatamente aplicada sobre a pele antes que volte a entrar mais oxigênio.
Desta maneira, se gera o vácuo que permite colocá-las em determinados pontos energéticos do corpo sem que caiam. A sucção que exercem as ventosas é o que consegue desbloquear os pontos energéticos obstruídos para restaurar o fluxo de energia e ajudar o paciente a desintoxicar o seu organismo durante cada sessão.
Se pratica como um método de medicina alternativa e em SPA sempre orientada por um profissional que geralmente a acompanha com massagens.
Benefícios da Ventosaterapia
Esta terapia é segura e confortável, nada invasiva nem dolorosa e muito semelhante a uma sessão de massagens.
Adapta-se a todas as pessoas, já que ajuda a melhorar muitos problemas de saúde, como dor muscular, fadiga, artrite, prisão de ventre, alergias, asma, problemas de pele e tratamento da dor em geral.
Também funciona para tratar a celulite, diminuir a gordura localizada, regula e melhora as funções do sistema nervoso, aliviam o estresse, ansiedade, dores nas costas e ajuda com a depressão, entre outros benefícios.
Referências Bibliográficas
- As vantagens - e as dores - da técnica que deixa os atletas com círculos vermelhos na pele. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-37016552. Acessado em 26 Março 2019.
- Ventosaterapia. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ventosaterapia. Acessado em 26 Março 2019.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.